Confira aqui as principais dicas para ajudá-lo a organizar a sua viagem a Berlim, na Alemanha, com ofertas interessantes e atrativas. Tudo desde hospedagens, passagens aéreas, seguros de viagem, passeios, compras, pontos turísticos, vida noturna e tudo o que você precisa saber para planejar uma viagem para Berlim.
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Berlim e na Alemanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá.
1. Dicas de quando viajar para Berlim
Berlim é uma cidade bastante turística e conta com programações incríveis para cada estação do ano. Com uma dinâmica, artística e uma das culturas históricas mais fortes da Europa. A capital da Alemanha pode ser visitada em qualquer estação, época, tudo vai depender das suas preferências pessoais e do tipo de experiência que você está procurando.
A melhor época para viajar para Berlim é entre maio e setembro. Com uma série de atividades legais para fazer pela cidade, inúmeros eventos ao ar livre acontecendo e esplanadas lotadas. Sem dúvida, uma das épocas mais gostosas e atraentes para viajar para Berlim.
-
Quando é a alta temporada em Berlim?
A alta temporada em Berlim vai de junho a agosto, que corresponde ao verão, e em dezembro, devido às festividades de fim de ano.
Junho a agosto: Mesmo que não existam feriados nestes meses em Berlim, o verão é uma época maravilhosa para conhecer a cidade. O verão na Alemanha se estende do final de junho ao final de setembro, porém a alta temporada permanece até o mês de agosto.
Nessa época, a região fica lotada de turistas e moradores locais, que aproveitam as temperaturas agradáveis para passear.
Os preços são mais elevados, porém é a época ideal para visitar as atrações da cidade, principalmente a céu aberto. Conheça as cervejarias ao ar livre como Biergartens, refresque-se nas piscinas públicas, como a Badeschiff, e faça outras atividades ideais para curtir o verão em Berlim.
Dezembro: esse mês marca o final do outono e início do inverno. Porém, apesar do frio intenso, é uma das épocas preferidas dos turistas para conhecer a capital alemã devido às comemorações de fim de ano.
A decoração temática é encantadora e a grande atração são os Mercados de Natal em Berlim, com ótimos produtos típicos. Então, se você não se importa com temperaturas baixas, e muitas vezes negativas, vale muito a pena passar o Natal em Berlim.
-
Meses de baixa temporada em Berlim
A baixa temporada em Berlim vai de novembro a março, exceto dezembro, que compreende o outono e o inverno.
Novembro: o outono inicia ao final de setembro e vai até o final de dezembro. Apesar disso, a baixa temporada é em novembro, quando as temperaturas começam a esfriar e o sol se põe mais cedo.
Ainda assim, é um ótimo mês para viajar para Berlim para quem deseja economizar, pois os preços são acessíveis e a cidade fica encantadora com seus tons alaranjados, proporcionando um clima único.
Janeiro a março: Os meses de inverno estão entre os mais econômicos para viajar à Alemanha. Essa estação vai do final de dezembro ao final de março e traz um frio bastante intenso, com direito a temperaturas abaixo de zero, neve e dias curtos.
A dica é priorizar atrações em locais fechados, como os incríveis museus em Berlim. É também o período ideal para visitar os melhores restaurantes em Berlim e experimentar deliciosas comidas típicas.
Abril e maio: Nesses correspondem à primavera e podem ser considerados média temporada. Isso porque as temperaturas estão mais amenas, os preços não são tão caros quanto no verão, mas ainda assim a região possui mais movimento que na baixa temporada.
Aproveite para caminhar nos melhores parques em Berlim, que estarão floridos e ótimos para curtir o dia, e fazer um divertido passeio de barco pelo Rio Spree, em meio a uma vista incrível.
Setembro e outubro: É um período do outono, que também é classificado como média temporada. Os preços são mais baratos e as temperaturas ainda estão moderadas, ideais para fazer agradáveis passeios por Berlim.
A cidade fica belíssima, na época do outono, oferece lugares tanto fechados quanto ao ar livre, tem para todos os gostos. Visite o parque Tiergarten, o Zoológico de Berlim e a famosa Ilha dos Museus, que está entre as imperdíveis programações culturais da região.
Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:
Janeiro
01/01: Ano Novo (Neujahrstag)
06/01: Epifania (Dia de Reis)
Abril
10/04: Sexta-feira Santa
12/04: Páscoa (Ostermontag)
Maio
01/05: Dia do Trabalhador (Maifeiertag)
21/05: Festa da Ascensão (Christi Himmelfahrt)
Junho
09/06: Pentecostes
10/06: Pentecostes
11/06: Corpus Christi
Agosto
15/08: Assunção de Maria
Outubro
03/10: Dia da Unidade Alemã (Tag der Deutschen Einheit)
Novembro
01/11: Dia de Todos os Santos
Dezembro
25/12: Natal (Weihnachtstag)
Para ajudá-lo no planejamento da viagem, separamos também outras matérias relacionadas a esse assunto:
- Berlim em Janeiro
- Berlim em Fevereiro
- Berlim em Março
- Berlim em Abril
- Berlim em Maio
- Berlim em Junho
- Berlim em Julho
- Berlim em Agosto
- Berlim em Setembro
- Berlim em Outubro
- Berlim em Novembro
- Berlim em Dezembro
2. Dicas para a hospedagem em Berlim
Outra dica para a viagem é saber como escolher a sua hospedagem. E para isso há dois itens essenciais: local de hospedagem e tipo de hospedagem.
-
Como escolher onde ficar em Berlim:
Na nossa opinião, ficar hospedado no centro turístico de Berlim, no bairro de Mitte, é a melhor opção, justamente por ter tudo tão perto e conseguir economizar tempo e dinheiro em deslocamentos, já que na maioria dos atrativos ficam concentrados nesta área.
Se quiser ver melhor onde é essa região e quais os hotéis que ficam por lá, clique aqui que abrirá um mapa que fizemos com um intuito de mostrar todos os hotéis dentro dessa região que é excelente. Já colocamos como filtro para só mostrar hotéis com nota 8 para cima, o que vai garantir uma excelente hospedagem. Aí é só colocar a data da viagem para ver os preços e escolher o seu. Ficando dentro dessa linha laranja que mostra no mapa, não tem erro!
Bairro Mitte no centro turístico de Berlim
A região central de Berlim, que fica mais próxima dos principais pontos turísticos, se chama Mitte. Esta é a melhor área para se hospedar por lá, principalmente pelo fato de estar super bem localizada, perto de praças famosas, como a Pariser Platz, onde está o Portão de Brandemburgo, a Alexanderplatz e a Potsdamer Platz.
Estes são lugares turísticos que, com certeza, estarão na sua lista de o que fazer em Berlim e ficando hospedado por lá, você vai conseguir fazer tudo a pé e economizar um bom tempo. Além do mais, Mitte é uma região cheia de bares, lojas e restaurantes por todos os lados. Vale lembrar que por ser mais central e onde tudo se concentra, esta é, também, a área mais cara de Berlim.
Bairro Tiergarten em Berlim
O bairro de Tiergarten também é uma ótima opção para quem quer se hospedar em uma boa área e conseguir hotéis com preços de melhor custo-benefício. O bairro fica próximo ao Mitte e é uma área cheia de pontos turísticos legais, como o Parque Tiergarten e o Jardim Zoológico de Berlim.
Dentro de Tiergarten, a melhor parte para se hospedar é perto da Potsdamer Platz, uma área reconstruída após a queda do Muro de Berlim e que tornou-se, também, uma das principais atrações deste destino, com várias lojas e restaurantes em seu entorno.
Bairro Prenzlauer Berg em Berlim
Uma região bem legal para quem quer economizar um pouco mais na hospedagem é o bairro de Prenzlauer Berg. Essa é uma das regiões com vida noturna mais agitada da cidade, com muitos bares, baladas e restaurantes legais.
Então, se ainda não sabe o que fazer à noite em Berlim, ir até esse bairro é uma ótima opção. Prenzlauer Berg é uma área que ficava na Berlim Oriental, quando a cidade era dividida pelo muro.
Depois da queda do Muro de Berlim, Prenzlauer Berg se tornou um dos bairros mais renovados e famosos da cidade. Não tem tantos pontos turísticos, mas é uma região bem legal e com algum movimento, principalmente à noite. Ainda assim, esse bairro continua sendo perto do centro turístico de Berlim e tem muito transporte público à disposição.
Bairro Charlottenburg em Berlim
A área de Charlottenburg era onde ficava o centro de Berlim Ocidental, quando ainda existia o Muro de Berlim. A região possui alguns lugares turísticos legais, como a Avenida Kudamm, que é bem movimentada, e a grande loja de departamentos Kadewe, uma excelente opção para quem quer fazer compras e encontrar tudo em um único lugar.
O Palácio de Charlottenburg também fica na mesma zona, sendo esta outra atração turística imperdível e imponente de Berlim. Ou seja, o bairro de Charlottenburg é uma opção bem legal para se hospedar, principalmente perto da praça Savignyplatz, uma área cheia de restaurantes, cafés e lojas.
-
Escolher o tipo de hospedagem em Berlim
A segunda dica é escolher que tipo de hospedagem você quer para a sua estadia em Berlim: hostel, hotel, hotel de luxo ou até casas próprias, como Airbnb. A gente sempre recomenda ficar em hotel, porque assim você não tem que ter muito trabalho durante as férias e consegue aproveitar bem a viagem.
Por isso, recomendamos utilizar o Pesquisador de Hotéis em Berlim. Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo (além de também ter pousadas, hostels e hotéis para todos os gostos e bolsos).
Dica do cancelamento grátis: uma outra dica muito boa é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis para quase todos os hotéis. Isso é ótimo, pois o fator que mais vai fazer você economizar na hospedagem é a antecedência. Essa é a dica mais importante.
Quanto antes você fizer a reserva, pode ter certeza que mais barato irá pagar. Então você pode já reservar o seu hotel, para garantir o menor preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar.
3. Dicas para fazer um seguro de viagem para Berlim
Uma boa economia que você pode fazer é com o seguro viagem internacional, sendo este obrigatório para entrar em Berlim, Frankfurt, Munique e em toda a Europa. Já que é obrigatória a contratação de um, vamos ensinar como economizar muito fazendo o seu. Existe um serviço incrível, que compara o seguro viagem nas maiores e melhores empresas da Europa.
Basta você entrar no site, digitar o período da sua viagem e ele vai dar uma lista de todos os seguros viagens disponíveis e o valor de cada um. Escolha o serviço que achar melhor, analise as coberturas e contrate o seguro, que além de achar preços imbatíveis, pode ser parcelado em até 12 vezes.
Para pesquisar, basta clicar em Comparador de Seguro Viagem. Nós sempre fazemos o nosso por lá e além de achar preços imbatíveis, ele é de confiança e as empresas são ótimas. A Affinity, My Travel Assist, Travel Ace, Green Card, Vital Card e Assist Card são as líderes mundiais e as melhores na Europa.
Lembrando que para entrar na Europa, você é obrigado a ter um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros em assistência médica. Então, escolha o seu seguro levando essa regra em consideração que não terá problemas. A contratação pode ser feita na hora, e é super rápido e fácil.
4. Dicas para se locomover em Berlim
-
De carro:
Uma dica que vai fazer você economizar muito em Berlim é o aluguel de carro. Mesmo tendo um bom sistema de transporte público, muitos brasileiros optam por alugar um carro para poder visitar os pontos turísticos mais afastados da cidade, fazer compras, usar o porta malas, conhecer as cidades vizinhas, explorar melhor a Alemanha e suas lindas estradas, e até viajar para os países vizinhos.
Sem falar que para os apaixonados por carro, a Alemanha possui as famosas Autobahns, que são as estrada que não possuem limite de velocidade. É um experiência incrível e o roteiro entre Berlim, Munique e Frankfurt é bem comum entre os brasileiros que vão para lá.
Reserve seu carro com antecedência
Faça a sua reserva online o quanto antes, pois outra dica para economizar e conseguir um carro barato é reservar com a maior antecedência possível e pela internet. Quanto antes você reservar, mais barato vai pagar. Vale muito a pena e você economiza bem com promoções, pagando muito mais barato em comparação a alugar lá na hora.
Não alugue um GPS na Alemanha
Outra dica legal para economizar ainda mais é não alugar o GPS e, em vez disso, usar o GPS do seu celular (você pode ver as nossas dicas de uso de celular em Berlim que vamos dar aqui nessa matéria ainda. Vale a pena, pois você economizará bons euros do aluguel do GPS e ganhará um chip para usar o celular à vontade na Europa).
Use os incríveis comparadores de preços
Existem dois comparadores de preços de aluguel de carros na Alemanha (e toda Europa) que são sensacionais e fazem uma pesquisa em todas as maiores locadoras de carros de lá, encontrando os melhores preços e promoções excelentes. Por serem os maiores comparadores do mundo, eles têm parcerias e preços imbatíveis com as locadoras.
Já chegamos a economizar muito em um aluguel de carro em Berlim que íamos fazer com uma agência e achamos o mesmo carro da mesma empresa muito mais barato no comparador. Utilize os dois e veja qual vale mais a pena para economizar ainda mais.
Comparador de preços 1: Maior comparador do Brasil e você pode parcelar em até 12 vezes sem juros e não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em reais.
Comparador de preços 2: Maior comparador do mundo, tem mais empresas em sua busca, mas o pagamento não pode ser parcelado, pois é feito em dólar. Mas como ele acha preços mais baixos que o outro muitas vezes, vale a pena conferir também.
Mais dicas: Prefira as locadoras maiores e de confiança, como a Alamo, Europcar, Hertz, Dollar, Budget e Avis. Faça o seguro básico na hora da reserva, que é super importante e geralmente já está incluso no preço, mas não caia na pegadinha das empresas, que na hora da retirada do carro, ficam tentando empurrar um seguro extra, que não vale a pena. Com todas essas dicas e os comparadores, você consegue economizar até 200 euros no aluguel. E você só precisa da carteira de motorista brasileira para poder dirigir lá.
-
De transporte público:
Os pontos de ônibus e bondinhos são identificados por “H” em um poste ou coluna. Em cada um deles, há tabelas que mostram as linhas que passam por esse ponto e horários.
Já os trens e metrô são identificados ou pelo “S” ou pelo “U”, respectivamente, seguidos do nome da estação. Essas duas opções se devem ao fato de que são duas empresas que operam essas linhas, mas o preço é unificado, então tanto faz pegar uma ou outra.
Tipos de bilhetes das zonas A e B
- O bilhete único: É para todos os transportes públicos e vale por duas horas a partir do momento que você carimba o momento.Você pode trocar entre os transportes à vontade, mas não mudar o sentido, custa 2,60€.
- O bilhete semanal: Serve para você andar em qualquer meio de transporte durante uma semana, a partir do momento que você o carimbar, custa 28€ e serve para qualquer direção, ou seja, pode ir e voltar.
- O bilhete de um dia: Ideal para andar em qualquer direção e sentido, fazendo trocas entre qualquer meio de transporte ou usando apenas um até às 3h da manhã do dia seguinte e custa 6,40€.
-
Passeio em ônibus turístico de Berlim
O ônibus turístico de Berlim é uma forma de transporte pensada para os visitantes de Berlim, a qual permite que você acesse as principais atrações com facilidade, de forma direta e sem filas. Este serviço é perfeito para turistas que desejam passear muito, economizar e, ainda, não perder tempo no transporte de cada passeio.
Caso já conheça o ônibus turístico de Berlim e queira contratar o serviço, confira o site de ingressos. Por lá, você encontrará um ótimo atendimento, super fácil e online, com preços em reais e boas condições de parcelamento.
Vale destacar que algumas das paradas mais interessantes são o Estádio Olímpico, a Praça de Netuno e o Portão de Brandemburgo. Saiba que você pode consultar todas as paradas do ônibus turístico de Berlim, clicando aqui.
Para você ter uma ideia dos horários desse transporte, o tour Clássico funciona todos os dias, das 09h15 às 16h. Já o tour do Muro acontece diariamente, das 10h às 16h. Vale destacar, ainda, que a frequência dos ônibus é de 15 minutos para o tour Clássico e de 30 minutos para o tour do Muro.
- Bilhete de 24h : R$ 127,60 para maiores de 14 anos, R$ 63,80 para crianças de 6 a 13 anos e é gratuito para menores de 5 anos.
- Bilhete de 48h: R$ 147,30 para maiores de 14 anos e R$ 73,60 para crianças de 6 a 13 anos.
-
Viagens de trem em Berlim
Uma dica para conseguir achar as melhores passagens e pelos menores preços é utilizar esse Pesquisador de trens da Europa. É o maior site de passagens de trem do mundo e ele faz uma pesquisa em todas as melhores empresas de trem da Alemanha e da Europa e acha as melhores opções.
Nós sempre fazemos nossas reservas por lá, pois eles têm sempre os melhores preços, o sistema de busca é muito bom, super fácil de reservar e é o site mais confiável do mundo para reservas de trem. É a melhor forma de comprar as passagens de trem da sua viagem pela Europa.
É a melhor forma de comprar as passagens de trem da sua viagem pela Europa. Se quiser, veja ainda o texto completo sobre as viagens de trem em Berlim, com tudo o que você precisa saber, dicas importantes, principais destinos e trajetos feitos pelos turistas.
-
Transfer desde e para o aeroporto de Berlim
Uma dica que achamos importante dar, para quem não for alugar um carro, nem gastar muito com táxis, é que o melhor jeito de ir do aeroporto até o hotel, e vice-versa, é de transfer. O transfer acaba saindo mais barato do que o táxi, é muito mais seguro e você não precisa esperar em filas e correr o risco de perder tempo procurando um. E infelizmente em toda cidade turística, sempre tem relatos de turistas sofrendo golpe dos taxistas, que cobram muito a mais ou fazem percursos muito maiores. O que é super desagradável, claro.
Esse site de ingressos é o que sempre encontramos os transfers mais baratos e um dos únicos que você pode fazer a compra já em reais. Você não paga as taxas internacionais e IOF que pagaria lá na Alemanha ou em outro site. Depois dá uma olhada lá que é bem legal. Nós gostamos bastante. E o legal é que também é o lugar que vende os passeios e os ingressos pelo menor preço. Você já pode comprar tudo em um único lugar, pois facilita muito.
-
Pesquisador de trajetos para achar a forma mais barata de se locomover:
Uma dica muito legal para você ver todas as opções de transporte de uma cidade a outra, e poder escolher e mais barata, é usar esse pesquisador de trajetos. É um site sensacional que mostra todas as opções de transporte entre uma cidade e outra. Ele pesquisa todas as opções de avião, trem e ônibus, e você pode comprar a que for melhor e mais barata para sua viagem. Os preços são mais baratos do que em qualquer outro lugar, e o site é líder nesse serviço na Europa, mostrando apenas empresas que são de confiança e consolidadas por lá.
5. Dicas para conhecer bem Berlim
Berlim é cercado de muita história, sendo um verdadeiro mergulho em alguns dos eventos que mais marcaram a humanidade. Por isso, listamos os principais passeios de Berlim, sendo estes os que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem por este destino.
Outra dica, é pensar quantos dias quer ficar na cidade e conferir as matérias sobre roteiros diários que preparamos para que tenha uma viagem toda planificada e com boas dicas. Veja alguns:
- Roteiro de uma dia em Berlim
- Roteiro de dois dias em Berlim
- Roteiro de três dias em Berlim
- Roteiro de quatro dias em Berlim
- Roteiro de cinco dias em Berlim
- Roteiro de seis dias em Berlim
- Roteiro de sete dias em Berlim
O que fazer em Berlim:
1) Ir à Avenida Unter den Linden em Berlim
A avenida mais importante deste destino, chamada Unter den Linden, é um ponto turístico por si só. Nessa única via, você encontrará famosas atrações de Berlim, como é o caso da Ópera Estatal, museu Guggenheim, Catedral de Berlim e a incrível Universidade Humboldt.
Aqui estudaram grandes nomes da história da humanidade, como Albert Einstein, além de ser frequentada pelos fundadores da teoria marxista Karl Marx e Friedrich Engels.
Como se não bastasse, essa região conta com um dos cartões-postais mais famosos da capital alemã, o Portão de Brandemburgo. Vale muito a pena desfrutar das atrações na Avenida Unter den Linden.
2) Portão de Brandemburgo em Berlim
Localizado no fim da avenida Unter den Linden, este ponto turístico é um grande monumento histórico e fantástico cenário para as fotos de recordação da cidade de Berlim. O Portão de Brandemburgo foi construído em 1791 e tinha como principal finalidade dar acesso direto ao rei do palácio real até o seu jardim, sendo este chamado de “Tiergarten”.
Quando o muro de Berlim foi erguido, já no século XX, esse portão ficou isolado por quase 30 anos pelo lado oriental, o qual era dominado pela União Soviética. Este é um monumento tão importante da cidade de Berlim que já serviu de passarela para desfiles das tropas de Napoleão até nazistas. Atualmente, o Portão de Brandemburgo tornou-se um símbolo de unificação e novos tempos na Alemanha.
3) Memorial do Holocausto em Berlim
O Memorial do Holocausto em Berlim, conhecido como Holocaust Mahnmal, é um ponto turístico muito visitado pelos judeus e viajantes do mundo todo que estão na Alemanha. Este é um memorial com vários blocos de concreto, o qual foi criado em homenagem aos judeus que foram mortos na Europa (mais de seis milhões) na época do nazismo.
O Memorial do Holocausto recebeu várias propostas de como seria construído, mas quem ganhou esse processo foi o americano Peter Eisenman, que finalizou o projeto somente em 2004. Esse memorial fica localizado na região central de Berlim, ao lado do Portão de Brandenburgo.
Fica localizado em Cora-Berliner-Straße 1, 10117 Berlim, o horário para visita é de terça a domingo, das 10h às 20h. Entre outubro e março, o local fecha uma hora mais cedo e os ingressos são gratuitos, mas você pode contratar um audioguia com mais explicações, assim o valor fica de 4€ por pessoa.
4) Catedral de Berlim
A Catedral de Berlim é um dos pontos turísticos mas bonitos da cidade, além de ser a maior igreja protestante da Alemanha. O interior desse monumento é incrível, sendo composto com muitas obras e desenhos, que mostram a história religiosa da capital alemã.
Durante a noite, a iluminação da catedral é impressionante e em algumas datas especiais, eles fazem projeções temáticas, tornando esse lugar ainda mais incrível. Nossa dica é para que você visite essa atração ao final da tarde, principalmente para ver a beleza desse local de dia e à noite.
A Catedral fica localizada em Am Lustgarten, 10178 em Berlim, o horário de funcionamento é de segunda a sábado das 9h às 19h, e aos domingos das 12h às 19h. O bilhete tem um valor de 5€ para estudantes e 7€ para adultos.
5) Muro de Berlim
Não tem como visitar este destino e não pensar no Muro de Berlim. Esse muro já foi derrubado e é considerado um dos marcos históricos mais importantes da Alemanha e do mundo. Uma parte do Muro de Berlim foi preservada e muitos turistas vão até lá para tirar fotos e relembrar um pouco da história, que marcou a guerra mundial.
Pela sua trajetória, é um ponto turístico bem importante na cidade, mas saiba que você não vai gastar muito tempo da sua viagem por lá, pois é uma atração para conhecer e tirar algumas fotos.
6) East Side Gallery em Berlim
Você sabia que em Berlim está localizada a maior galeria a céu aberto do mundo? Na região em que for conhecer o Muro de Berlim, verá cerca de 2 km desse muro que estão erguidos por lá em bom estado. Esse espaço tornou-se uma galeria de arte, onde artistas de diferentes partes do mundo fizeram incríveis grafites ao longo do muro mais famoso do planeta.
Outra curiosidade dessa região é que todas as pessoas que visitam a East Side Gallery deixam a sua marca e escrevem em um pedacinho do Muro de Berlim. Fica situada em Mühlenstraße 3-100 Berlim.
7) Potsdamer Platz em Berlim
Um lugar legal de visitar e passear em Berlim é a Potsdamer Platz, sendo esta uma praça rodeada de prédios comerciais enormes e que conta, também, com lojas, um shopping e vários restaurantes. Na Potsdamer Platz, foi instalado o primeiro semáforo da Alemanha e, hoje em dia, se tornou um monumento. Então, não estranhe quando ver as pessoas tirando fotografias por lá!
A praça Potsdamer Platz em Berlim tem um valor histórico muito importante, pois foi totalmente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Para mudar essa lembrança trágica, vários investidores construíram um novo centro comercial no local, com prédios e muitos comércios.
8) Checkpoint Charlie em Berlim
O Checkpoint Charlie era um posto militar, utilizado pelos aliados, e um local muito importante na história desse país, pois fazia a divisão entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. Esse monumento foi construído junto com o Muro de Berlim e sua função era conseguir controlar a passagem dos membros das Forças Armadas e outros diplomatas.
Antigamente, eram três postos militares, ou “checkpoints”, mas só o Checkpoint Charlie existe hoje em dia, como ponto turístico. O Charlie era o terceiro, por esse motivo começa com a letra “C”, sendo o primeiro o Checkpoint Alpha e o segundo o Checkpoint Bravo.
Por lá, você conhece mais da história dos alemães, principalmente os que tentaram passar para o outro lado do Muro de Berlim das mais diferentes maneiras.
Para você ter uma ideia da importância desse local, cerca de 800 pessoas foram assassinadas tentando realizar essa travessia sem aviso e autorização. Fica localizado em Friedrichstraße 43-45 Berlim, o horário de funcionamento é todos os dias das 9h às 22h.
A entrada é gratuita, porém o local oferece um museu muito interessante cujos ingressos custam 7,50€ para jovens (entre 7 e 18 anos), 9,50€ para estudantes e 14,50€ para adultos.
9) Parque Tiergarten em Berlim
O Tiergarten é o segundo maior parque de Berlim e possui mais de dois quilômetros quadrados. Essa atração está localizada na região central da cidade, e vai desde o Potdsdamer Platz Berlim até o Portão de Brandemburgo.
Vale ressaltar que é um parque muito visitado por turistas e moradores, pois possui uma grande quantidade de área verde, jardins de flores e paisagens lindas para descansar e relaxar. Sem dúvidas, é um lugar bem legal para quem gosta de caminhar, andar de bicicleta ou correr. Fico localizado em Str. des 17. Juni em Berlim.
10) Ilha dos Museus de Berlim
O principal ponto turístico para quem gosta de história e exposições é a Ilha dos Museus, que é uma ilha onde ficam cinco museus: Museu Pergamon, Museu Bode, Museu Antigo, Museu Novo e Antiga Galeria Nacional. Cada um deles tem um foco e conta uma parte da história e cultura de Berlim e da Alemanha.
Por lá, você encontra uma quantidade enorme de obras, documentos e objetos para conhecer. Se você gosta de museus, não pode deixar esse atrativo de fora da sua lista de o que fazer em Berlim.
11) Torre Berliner Fernsehturm em Berlim
Um passeio legal de fazer em Berlim é visitar a Berliner Fernsehturm, a maior torre da Alemanha, com 368 metros. Ela tem um observatório no topo, de onde é possível ver toda a cidade. Essa atração se localiza no centro de Berlim, na Alexanderplatz, e pode ser vista de diversos pontos desse destino, inclusive já do avião, dependendo da rota feita.
Com cerca de milhões de visitantes por ano, a Berliner Fernsehturm é uma das atrações mais populares de Berlim e um dos pontos turísticos que você mais vai ver durante a viagem.
Localizado em Panoramastraße 1A Berlim, o horário de funcionamento são todos os dias, de março a outubro das 9h à 00h e de novembro a fevereiro das 10h à 00h. Os ingressos são de 9,50€ para crianças (entre 3 e 14 anos), 14,50€ para estudantes e 18,50€ para adultos.
12) Palácio de Reichstag em Berlim
O Palácio de Reichstag é o prédio que abriga o parlamento alemão e uma das atrações turísticas mais visitadas de Berlim. Esse edifício foi projetado por Paul Wallot e é uma deslumbrante obra arquitetônica em estilo neo-renascentista, com dimensões enormes e que impressionam os turistas.
Vale ressaltar que o Palácio de Reichstag é associado a importantes momentos da história da Alemanha. A cúpula e o terraço do local podem ser visitados de graça, mas é preciso agendar no site com, pelo menos, dois dias de antecedência. Está localizado em Platz der Republik 1 e o horário são todos os dias das 8h à 00h, sendo a última entrada às 22h.
13) Ponte do Diabo em Kromlau
Você sabia que essa é uma das pontes mais fotografadas do mundo? A Rakotzbrücke é conhecida e chamada, também, de Ponte de Diabo, devido seu estilo medieval e com uma construção muito original e complicada para a época. Essa ponte fica localizada em Kromlau, uma cidade pertinho de Berlim.
A construção desse monumento é linda e o entorno faz com que a paisagem fique mais encantadora, já que ela está situada por cima de um rio que reflete a imagem dessa ponte e forma um círculo perfeito.
Está localizada no interior do parque Rododendros, que conta com 90 hectares. Esse é, também, um lugar muito indicado para conhecer, principalmente para os apaixonados por vegetação, botânica e contato com a natureza.
6. Museus em Berlim
- Museu Pergamon em Berlim
O Museu Pergamon é um incrível museu dedicado à antiguidade que impressiona a todos os seus visitantes. Ele foi construído entre 1909 e 1930 e abriga a maior coleção de antiguidade de todos os tempos. Lá você encontra obras de arte gregas, romanas e elementos da cultura árabe.
Todos os dias, o museu está aberto, das 10h às 18h, sendo que na quinta ele fecha às 20h e os ingressos são de 9,50€ para estudantes e 19€ para adultos.
- Museu Bode em Berlim
O Museu Bode também traz antiguidades muito interessantes, incluindo coleções de arte bizantina e gótica. Ele foi construído entre 1898 e 1904 e atualmente, conta com diversas esculturas, pinturas e outras obras de arte fascinantes.
O horário do museu é de terça a domingo, das 10h às 18h, sendo que na quinta ele fecha às 20h. Os ingressos têm o valor de 6€ para estudantes e 12€ para adultos.
- Museu Antigo em Berlim
Chamado de Altes Museum, o Museu Antigo foi construído entre 1823 e 1830 para abrigar a coleção artística da família real da Prússia. Na época, foi um dos primeiros edifícios a serem destinados como museu. Entre o seu extenso acervo, estão temas como escavações arqueológicas e cultura antiga.
O horário de funcionamento do museu é de terça a domingo, das 10h às 18h, sendo que na quinta ele fecha às 20h e os ingressos para entrar no museu são de 5€ para estudantes e 10€ para adultos.
- Museu Novo em Berlim
O Museu Novo, chamado de Neues Museum, foi construído entre 1843 e 1855 e algumas de suas seções são dedicadas ao Egito, à Pré-história e à História Antiga. Lá você encontra busto da rainha Nerfetiti, múmias e muitos outros artefatos sensacionais.
Está aberto todos os dias, das 10h às 18h, sendo que na quinta ele fecha às 20h e os ingressos são de 6€ para estudantes e 12€ para adultos.
- Antiga Galeria Nacional em Berlim
Chamada de Alte Nationalgalerie, a Antiga Galeria Nacional foi construída em 1861 e possui três andares com coleções Impressionistas, Romantistas e Neoclassicistas. O acervo desse museu inclui obras do artista Adolph Menzel, além de pinturas e esculturas europeias do século XIX. Abre de terça a domingo, das 10h às 18h, sendo que na quinta ele fecha às 20h e o bilhete é 5€ para estudantes e 10€ para adultos.
7. Dica dos ingressos de passeios e excursões mais baratos
Uma dica para economizar com a compra dos passeios e ingressos de Berlim é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos. Um site legal que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Berlim, Alemanha e de toda a Europa.
- Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração.
É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar tempo e dinheiro. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações.
8. Dicas para saber o que fazer à noite em Berlim
Baladas em Berlim
As baladas de Berlim são incríveis e chamam bastante a atenção dos residentes e turistas, sendo reconhecidas mundialmente. O forte é a música eletrônica e seus derivados, que agitam as noites e casas noturnas, graças aos DJs residentes e internacionais que tocam na cidade.
Há bairros que são típicos à noite em Berlim, como Friedrichshain e Kreuzberg. É em Friedrichsain que fica o famoso Berghain, uma balada dentro de uma antiga usina. É a mais famosa da cidade.
Bares em Berlim
Os bares em Berlim também são surpreendentes. O melhor bairro para bares e pubs é, sem dúvida, Mitte. Outras áreas apropriadas para a vida noturna são Prenzlauer Berg e Charlottenburg, além dos dois bairros das baladas, Friedrichshain e Kreuzberg.
Uma vez que estamos falando de uma cidade alemã, vale lembrar que as cervejas artesanais são parada obrigatória em Berlim. Procure sempre algum barzinho mais rústico, como a Brauhaus Sudstern, uma cervejaria ótima que também funciona como restaurante.
Pub Crawl em Berlim
Uma prática muito comum entre os berlinenses, e também moradores de outras cidades da Alemanha, é o Pub Crawl. É uma excursão por bares e festas em cada região. Indo de bar em bar, você pode provar diversos tipos de cervejas artesanais e ainda se divertir muito nas baladas.
Esse passeio é feito em grupo e, geralmente, a pé. Se você quiser viver essa experiência única, confira esse site de ingressos. Nesse parceiro, você consegue o seu ticket em reais, com ótimas opções de parcelamento e evita perder tempo com filas durante a sua viagem.
Concertos e Shows em Berlim
Apesar de não haver nenhum show típico em Berlim, como o flamenco na Espanha e o fado em Portugal, a cultura de música clássica é bastante forte na Alemanha. Se você preferir esse tipo de saída à noite, ótimo, pois opções são o que não faltam.
Há duas grandes orquestras: a Konzerthaus e a Philharmonie Berlin. Porém, só aconselhamos colocar esses shows em sua lista de o que fazer em Berlim se você gostar desse tipo de espetáculo.
Passeio de barco em Berlim
Assim como durante o dia, a cidade de Berlim oferece um incrível passeio de barco ao anoitecer. O trajeto é feito pelo Rio Spree, de onde você tem uma visão diferenciada e encantadora da capital alemã. E muitos tours incluem, ainda, um jantar completo muito especial. Aprecie uma belíssima vista dos principais monumentos da cidade iluminados e divirta-se nesse passeio!
Restaurantes em Berlim
Se você estiver cansado de passear o dia inteiro na cidade e visitando cada ponto turístico, talvez não tenha pique para ir curtir os bares ou baladas da cidade durante a noite. Se for o caso, em vez de ir logo para o hotel, aproveite a grande variedade de restaurantes em Berlim e escolha o que mais chamar a sua atenção.
Em Berlim, há muitos estabelecimentos de diferentes culinárias: italiana, chinesa, japonesa, internacional e, claro, os restaurantes típicos de comida alemã.
9. Dicas sobre compras e descontos em Berlim
Compras no shopping Mall of Berlin
O LP12 Mall of Berlin é o maior shopping center da cidade de Berlim, sendo referência quando o assunto é quantidade de estabelecimentos comerciais. Para você ter uma ideia, esse complexo de compras em Berlim conta com mais de 270 lojas, sendo estas distribuídas em quatro pisos.Por lá, você encontra marcas bem famosas e sofisticadas, como é o caso da Armani Jeans, Hugo Boss, French Connection, Karl Lagerfeld, Lacoste, Guess e muitas outras.
Por outro lado, esse é um shopping para todos os gostos e bolsos. Desta forma, você encontra no Mall of Berlin nomes mais comuns, como é o caso da C&A, H&M, Zara, Deichmann, DM, Douglas e Saturn.
No subsolo desse complexo, há ainda os supermercados Kaiser’s e Aldi. Como se não bastasse, o Mall of Berlin também possui diversos restaurantes e cafés espalhados por seus pisos, além de uma praça de alimentação bem completa.
Outro ponto que chama atenção neste, que é o melhor entre os shoppings de Berlim, é a sua localização, uma vez que ele está situado na parte central da cidade, entre a Potsdamer Platz e o Portão de Brandemburgo. O shopping está localizado em Leipziger Pl. 12 em Berlim e o horário é de segunda a sábado, das 10h às 20h. Ele fecha nos dias 25 e 26 de dezembro e 1º de janeiro.
Veja todas matérias sobre compras em Berlim:
- Compras na Rua Friedrichtrasse em Berlim
- Compras na Avenida Kurfürstendamm em Berlim
- Onde comprar bebidas em Berlim
- Onde comprar vestidos de festa em Berlim
- Onde comprar óculos escuros em Berlim
- Onde comprar tênis de corrida em Berlim
- Onde comprar vestidos de noiva em Berlim
-
Tax Free em Berlim
Uma dica imperdível para quem deseja economizar muito é solicitar o Tax Free, que consiste na devolução do imposto cobrado em suas compras. Para isso, é necessário estar com o seu passaporte e conferir se a loja aceita esse processo chamado “détaxe”.
Ao solicitá-lo, a própria loja entrega um formulário para você preencher e levar à alfândega do aeroporto de Berlim antes de fazer o seu check-in. Você deve mostrar o seu passaporte e os produtos comprados, e então pode escolher entre o reembolso no cartão ou em dinheiro. Para saber o passo a passo desse processo, veja a nossa matéria sobre como funciona o Tax Free na Alemanha.
10. Dicas para saber o que levar na mala para Berlim
Partindo do Brasil, você pode levar (gratuitamente) duas malas. Cada uma deve ter o peso máximo de 32 kg e respeitar o tamanho total de 158 cm (ou seja, somar o comprimento, altura e largura). Além dessas duas bagagens que vão despachadas, você pode também levar uma bagagem de mão de até 10kg.
Uma vez que a viagem continental já foi feita, o peso muda caso você queira viajar entre os países europeus. Indicamos que sempre confira com a companhia aérea e tipo de passagem (se é econômica, business ou outras) pois as regalias variam. No entanto, a tarifa normal para bagagens despachadas costuma ser: máximo 1 peça de 23kg por pessoa.
11. Dicas sobre como levar dinheiro para Berlim
-
Dicas para comprar euros e usá-los na viagem:
A primeira forma de levar euros para Berlim, Munique, Frankfurt e toda a Alemanha e Europa, é o dinheiro em espécie, que teoricamente todo mundo conhece como dinheiro vivo. A vantagem do dinheiro em papel é que ele não possui o IOF de 6%, que você paga em cartões de crédito e pré-pagos, há apenas aquela taxa de câmbio do dia da compra e ela não muda.
É lógico que você não pode levar todo o dinheiro da sua viagem em espécie, visto que é perigoso e pode ter problemas na sua viagem à Europa, mas é possível levar uma boa quantia. Procure uma casa de câmbio de confiança quando for comprar os euros e preste atenção na taxa cambial, para conseguir sempre um bom preço.
-
Abrir uma conta digital global
Você pode ir a uma casa de câmbio comprar seus Euros em espécie, comprar um cartão pré-pago ou até mesmo utilizar seu cartão de crédito no exterior. Essas sempre foram as formas tradicionais, mas recentemente, surgiu uma nova forma de levar dinheiro ao exterior que é disparada a melhor opção de todas e faz você economizar MUITO.
Essa nova opção, que surgiu nos últimos anos, é abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior, em qualquer moeda. Na hora de comprar os euros e fazer pagamentos por lá, acaba saindo MUITO mais barato.
Você compra dólar na cotação comercial, a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara. E além disso, ao invés de pagar 6,7% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% e paga muito menos taxa! É uma economia gigantesca. Fora a facilidade, pois é tudo online. E a conta será em dólar, mas você pode utilizar em qualquer país, que ele faz a conversão automaticamente. É aceito em toda a Europa, pois a bandeira é Mastercard.
Como abrir essa conta global, do Brasil?
Hoje em dia, existe um banco digital global brasileiro, que permite que você crie uma conta nos EUA em menos de 5 minutos. Com isso você consegue colocar dólares nela, transferindo de sua conta do Brasil, e utilizar seu dinheiro em qualquer país do mundo. E o único documento exigido é seu RG ou CNH. Vamos explicar abaixo todas as vantagens, que realmente estão sendo muitas.
Se já quiser baixar, você clica aqui, baixa o app deles no seu celular e cria sua conta rapidamente. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa, conseguimos um cupom para nossos leitores! Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio em até 15 dias após o uso do cupom.
Tendo a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. Você terá sua conta em dólar e pode utilizar para fazer em compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país. Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar. E sempre muito mais barato.
OUTRAS VANTAGENS:
Você pode ir acumulando seus dólares aos poucos conforme a cotação estiver boa e ainda deixar eles investidos (eles permitem que você invista seus dólares em alguns fundos de investimento) para irem rendendo até sua viagem. Por eles serem um banco regulamentado nos EUA, você tem uma proteção de até 250 mil dólares do governo, caso aconteça algo com a empresa.
Você consegue usar em qualquer lugar do mundo o cartão, então todas as futuras viagens você já utiliza a mesma conta. O atendimento e suporte é todo em português. E não tem taxa nenhuma para manter ou abrir a conta.
Com essa conta você pode também fazer saques nos caixas eletrônicos do exterior para ter um pouco do seu dinheiro em espécie na viagem. Na Europa, por exemplo, você consegue sacar Euros. E os dois primeiros saques são isentos de qualquer taxa. Você automaticamente terá um cartão virtual de débito no seu celular, que já pode usar para fazer compras, mas pode solicitar também o cartão físico. Se for solicitar o cartão físico, solicite o quanto antes, pois ele é enviado dos EUA.
E agora eles possuem uma sala VIP bem legal no aeroporto de Guarulhos, para quem possui conta com eles. Um ótimo benefício e você vai poder utilizar ela em todas as suas viagens. Não se esqueça de utilizar o cupom GRUPODICAS20 na abertura da sua conta para ganhar até 20 dólares.
Outras alternativas para comprar euros em Berlim:
Para quem não quiser abrir a conta por algum motivo ou quiser já levar um pouco de euros em dinheiro, a gente sempre compra nessa casa de câmbio aqui. É uma das maiores empresas de câmbio do país, tanto pela segurança como pelo preço. E, você consegue fazer tudo pela Internet e eles entregam na sua casa através de um portador. Mas a conta global ainda é disparada a melhor opção.
12. Dicas para estar comunicado e com internet durante a viagem a Berlim
Outra forma de economizar na Europa é com as ligações para o Brasil e o uso da internet. Usar seu celular no exterior com o chip do Brasil é a pior coisa que pode acontecer, pois sua conta virá um absurdo. Para usar o wi-fi, a maioria dos hotéis cobra uma taxa diária e você só pode usar o celular dentro do hotel.
O que nós sempre fazemos e que vale muito a pena é comprar um chip de uma empresa estrangeira, que é pré-pago, para poder usar seu celular à vontade. Se você quiser ir direto para o site deles comprar o seu, clique aqui em chip internacional. Eles entregam o chip na sua casa aqui no Brasil e o serviço é excelente, nós adoramos e usamos todas as vezes.
Você pode usar a internet 24 horas de onde estiver e fazer ligações pelo Skype, WhatsApp e outros aplicativos. Você economiza com ligações feitas no quarto do hotel, não precisa ficar procurando orelhão nem pagar o wi-fi do hotel. E ainda pode ficar conectado com todo mundo do Brasil e postar as fotos da viagem.
Outra dica para economizar mais ainda é que com a Internet do celular funcionando, você economiza mais de 130 euros do aluguel do GPS se for alugar um carro, porque poderá usar o GPS do celular. Além de ser uma facilidade muito grande acaba sendo uma economia de tempo e dinheiro.
13. Dicas para encontrar passagens aéreas mais em conta para Berlim
É difícil acompanhar todas as promoções e passagens de todas as companhias aéreas para conseguir comprar a mais barata. Por isso, é importante seguir algumas dicas para achar passagens aéreas baratas para Berlim e Alemanha.
A primeira grande dica é acessar algum comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para Berlim e Alemanha. Ele poupa você de ter que entrar em cada companhia e fazer várias buscas diferentes.
Com um comparador de passagem aérea, você coloca a data da sua viagem e ele já mostra todas as opções disponíveis. Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil.
Clique nele e siga as dicas abaixo que você vai economizar muito na compra das passagens aéreas para Berlim e Alemanha. Só de utilizar ele, você já vai conseguir achar os melhores preços e as melhores opções de passagens.
-
Dicas dos voos com escala para Berlim e Alemanha
Sempre pesquise bem as opções de passagens aéreas para Berlim e Alemanha, pois às vezes a opção com uma escala pode ser muito mais barata do que um voo direto. Só veja bem qual é o tempo da escala e onde ela é feita, para não perder muito tempo de viagem e chegar super cansado em Berlim e Alemanha.
Mas faça bem as contas, pois às vezes se a diferença é pequena, vale mais a pena o voo direto para você aproveitar melhor a viagem e chegar mais rápido.
-
Dica da alta temporada e da procura por outros aeroportos próximos de Berlim e Alemanha
Existem algumas dicas que podem ajudá-lo a encontrar uma passagem mais barata para Berlim e Alemanha. A principal é pesquisar qual é o período de alta temporada do seu destino, pois fica tudo muito mais caro, principalmente as passagens aéreas.
Em Berlim e Alemanha, os meses de julho, dezembro e janeiro são os mais caros. Outra dica legal para quem não está encontrando passagens baratas para Berlim e Alemanha é conferir a passagem para outra cidade próxima, como Frankfurt.
Você pode encontrar voos muito mais baratos para Frankfurt e aí de lá é só comprar um voo interno que é muito mais barato ou até ir de carro para Berlim e Alemanha.
-
Dica do dia do voo:
Outra dica legal para achar passagens aéreas mais baratas é pesquisar a data do voo sempre caindo numa segunda, terça ou quarta-feira. Os voos de quinta, sexta e principalmente os de sábado e domingo costumam ser mais caros. O horário do voo também influencia.
Geralmente, as passagens aéreas noturnas são as mais caras, pois são as mais procuradas. As pessoas preferem ir dormindo para chegar de manhã no destino já descansadas e aproveitar o dia. Os voos de tarde geralmente são mais baratos.
Veja outras matérias imperdíveis de Berlim:
O que fazer em Berlim: Principais atrações, passeios e lugares de Berlim.
Ingressos de Berlim mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.